segunda-feira, 18 de setembro de 2017

(Resenha) - Beleza Perdida - Amy Harmon

Olá, leitoras!!


Beleza perdida é tudo aquilo que você imaginou lendo a sinopse como aquilo que não imaginou.  O livro trás a abordagem de perda, sofrimento, realidade, superação e romance.
A narração é divido entre Ambrose e Fern, mas em terceira pessoa. Não curti muito no começo, achei bem difícil acompanhar, mas minha curiosidade bateu mais forte e voa La, li em um dia e meio.

(NÃO CONTEM SPOILERS).


Ambrose é um menino popular tanto na escola, como em sua cidade, ele participa de um time de liga de luta, junto com seus amigos.
Ele é aquele tipo garoto de ouro que todos esperam que ele faça alguma coisa que orgulhe a cidade. Mas Ambrosse não quer decepcionar ninguém. O que fazer para fugir disso tudo e estar mais tempo com seus amigos antes da Universidade??  

Após o atentado a torres gêmeas em NY (11 de Setembro), Ambrose fica tentado a se alistar para lutar por seu país, uma maneira rápido de fugir por um tempo de sua realidade já predestinada. Mas qual seria a graça se ele não puder ter todos os seus amigos com ele, é sua chance de ficar com eles mais um pouco. Ele acaba convencendo os seus quatro amigos a irem com ele nessa grande aventura.  O que ele não esperava é que essa grande fugidinha da vida real, acabaria com a vida de seus amigos e o tornaria uma pessoa diferente. 

Fern nunca foi bonita, ela era aquela menina que se via como um patinho feio desde sempre, ela sabia da sua realidade, nunca ficaria com o cara que era apaixonada desde criança, Ambrose nunca namoraria uma menina feia como ela. Antes de Ambrose se formar ela teve a oportunidade de conhece – ló melhor, ele trocava mensagens com sua melhor amiga Rita, mas era ela, Fern, quem escrevia no lugar de sua amiga, o que fez se apaixonar por ele cada dia mais. No dia que Ambrose descobre que é Fern e não Rita a responsável pelos bilhetes, ele fica irado! Ele a faz a prometer nunca mostrar esses bilhetes para ninguém.

Mesmo não querendo admitir, Ambrose fica mexido com os bilhetes e com a Fern, mas nunca comenta com seus amigos esse desejo secreto de beija la novamente, como fez um dia antes de irem para o Iraque.

Fern sempre teve um propósito, cuidar de Bailey, seu primo e melhor amigo. Ele tem uma doença que afetava todos os seus ossos (distrofia muscular) e cada dia que passava era um dia a mais para se comemorar. A qualquer momento ele poderia morrer isso já era esperado.  Fern nunca quis deixar a cidade para cursar uma Universidade, sempre quis ficar do lado do seu amigo o maior tempo que pudesse.

Bailey é o personagem mais marcante do livro sem sombra de duvidas. Ele sempre levou a vida sabendo que a qualquer momento poderia ser seu ultimo dia, mas não desistiu, sempre ficava com a cabeça em pé, mesmo que precisasse de ajuda ate para ir ao banheiro ou comer. E ainda continuou a nunca sentir pena de si mesmo.  Ele sempre teve o sonho de lutar como Ambrose e seus amigos, seu pai era o treinador, o que dava uma brecha pra ele ajuda ló nas competições, na parte técnica. Mas uma coisa que ele nunca conseguiu foi ficar com a garota com quem sempre foi apaixonado, Rita, sua melhor amiga alem de Fern.

‘’Está sentindo isso ??’’

Após a morte dos quatro jovens no Iraque virem átona, toda a cidade entra em luto. Ambrose foi o único sobrevivente, mas não é mais como era antes. Ele ta completamente cheio de cicatrizes, fisicamente e psicologicamente e ele nunca quer que se cicatrizem. Ele não quer ver ninguém, fica meses sem sair de casa, ate o momento que começa a interaragir com Fern, o que o faz querer ter um propósito novamente. O que sempre quis foi ficar com ela, mas agora era ele que estava horrível e ela mais linda do que nunca, sempre foi linda. Ambrose entra em uma briga interna com a perda e a culpa pelos seus amigos, se merece o amor de Fern e amizade de Bailey (o que nunca foi uma escolha, ele força Ambrose a sair do casulo hhahhah Amo o Bailey <3).

‘’— No escuro, com você, eu esqueço que o Beans não vai entrar aqui e interromper a gente. Ele sempre trazia meninas aqui escondido. Eu esqueço que o Grant não vai subir voando por aquela corda, como se ele não pesasse nada, e que o Jesse não vai tentar o máximo para me derrotar a cadamaldito dia, porque, em segredo, ele pensava que era melhor do que eu. Quando entrei aqui hoje,quase esperava encontrar o Paulie dormindo, encolhido no canto, tirando um cochilo no tatame. Ele nunca ia a outro lugar quando queria matar aula. Se ele não estava na classe, estava aqui,dormindo pesado. — Um soluço profundo e forte se agitou e explodiu no peito de Ambrose, como se tivesse enferrujado ali ao longo do tempo, esperando para ser liberado. Fern se perguntou se Ambrose já tinha chorado. O som era de partir o coração, desesperado, desolado. E Fern chorou com ele.’’



Essa historia puxa de você tudo, te deixa sem ar, suspirando, com vontade de rir e com uma vontade interminável de chorar, o que alias estou fazendo agora enquanto escrevo essa resenha hahaha.

Não concordei com a frase que estampa o livro ‘’releitura de A Bela e a Fera’’. Esse livro é muito mais que isso, vale a pena chorar muito só pra ter o prazer de ler e de dizer que ‘’sim, Beleza Perdida, é o livro que não pode faltar em minha estante’’.


 Beijos, gi J






Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Atualizado!!) Ordem dos livros de Colleen Hoover + Biografia

A primeira publicação do Blog em 2018 vai ser um pouquinho diferente. Sou apaixonada pelos livros da Colleen Hoover e quase nunca acho algo...