terça-feira, 10 de outubro de 2017

(Resenha) Fangirl - Rainbow Rowell

Oi leitoras!

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série, está sempre antenada aos fóruns, escreve uma fanfic de sucesso e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.
Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas
próprias histórias?

Tenho que admitir que esse livro esta na minha lista a um bom tempo, sempre acabava lendo outra coisa e deixando esse pra escanteio. Muita gente fala bem desse livro, então claro que fui com muito cede ao pote, e não gostei L

O livro é bem juvenil, mesmo passando no universo de faculdade, aquele período onde viramos ‘’adultos’’. Pode ter sido um dos grandes motivos pra não ter gostado tanto assim.

Fangirl é contada por Cath, ela acaba de iniciar na Universidade, porem não fui tudo como imaginou. Sua Irma gêmea quer distancia dela enquanto estiver por la, sua relação com ela esta balançada como nunca esteve antes. Sua colega de quarto não quer puxar papo e ela não puxa também. Sua vida entra em uma rotina quase de imediato, não quer ir a festas e não gosta de ir a lugares novos por não gostar de pedir informações, então acaba ficando em seu quarto a maior parte do tempo escrevendo sua fanfic baseado na série de livros Simon Snow.
O que é fandom: Fandom é o diminutivo da expressão em inglês fan kingdom, que significa “reino dos fãs”, na tradução literal para o português. Um fandom é um grupo de pessoas que são fãs de determinada coisa em comum, como um seriado de televisão, um música, artista, filme, livro e etc
Ela é muito famosa no mundo das fanfics, ela tem milhares de seguidores que acompanham sua historia todos os dias, mesmo no anonimato, ela ama o que faz, ama escrever sobre esses personagens que tanto entende.

Uma nova realidade foi aberta pra ela, agora tem uma escolha, ficar escondida em seu refugio ou conhecer novos mundos, ter novos amigos e se apaixonar.
Com sua Irma a ignorando, Cath se vê amiga de sua colega de quarta mal morada e seu ‘’namorado’’, Levi, que não sai mais do seu quarto. Eles são completamente diferentes, porem uma amizade cresce entre eles.

Nesse meio tempo, Cath se envolve com Levi, algo que no começo parecia algo impossível, ele é namorado de sua colega de quarto, que agora é sua amiga! Só que no desenrolar da historia descobrimos que não é bem assim e Cath da uma chance pra esse envolvimento. Ela nunca teve muita sorte com namorados, ela nunca foi boa nisso de menino e menina, como ela mesmo diz. Agora que não tem como contar com sua Irma, com conselhos ela se vê escolhendo e decidindo por tudo em sua vida.

A relação dela com Levi é bem fofinha e levinha, mas nada que me fez torcer loucamente por eles. Gostei muito de como eles desenvolveram a relação, porem não foi aquele casal que me fez ficar com vontade de shippar ou algo do tipo.
O que é Fanfic: Fanfic é a abreviação da expressão inglesa fanfiction, que significa “ficção de fãna tradução literal para a língua portuguesa.
As fanfics são histórias ficcionais que podem ser baseadas em diversos personagens e enredos que pertencem aos produtos midiáticos, como filmes, séries, HQ’s, videogames, mangás, animes, grupos musicais, celebridades e etc.
Os fãs desses produtos se apropriam do mote da história ou dos seus personagens para criarem narrativas paralelas ao original.Por exemplo, um fã de determinado filme escreve uma narrativa utilizando características do enredo ou dos personagens desta produção cinematográfica, alterando e criando algumas situações diferenciadas conforme a sua imaginação desejar.Normalmente, as fanfics são publicadas em fóruns ou sites específicos para este tipo de conteúdo na internet. Os criadores das fanfics não têm a intenção de ferir os direitos autorais ou de obter lucros com as suas produções.
As fanfics servem apenas como uma extensão do produto original para que os fãs possam ter espaço para conversar e fantasiar sobre as suas histórias e personagens favoritos.Atualmente, os animes e mangás são os principais produtos que atraem a produção de fanfics entre os jovens e adolescentes, principalmente.Existem diversas categorias e subcategorias de fanfics, com temáticas, estruturas, gêneros e estilos diferentes da narrativa original, que podem ir desde histórias focadas em cenas de sexo explícito entre os personagens, em violência extrema, comédia, romances e etc.

Cath amadureceu muito durante todo o livro, sua Irma me irritou pra caramba, mas no final eu ‘’meio’’ que entendi suas reações e tudo mais. Levi e Reagan (colega de quarto), foram os pontos altos do livro, adorei conhecer eles e como são diferentes. Eles + Cath, fazem um trio muito inusitado de amigos. Cath sempre foi muito apegada ao pai, isso foi muito bem abordado, nem todo mundo consegue se afastar de algo que era continuo,achei isso muito legal também.

Ai ai ai, quem nunca fez parte de um fandom?? Você nunca fez parte de um fandom?? Pois é, se você não sabe como é ser fã de carteirinha de algum cantor, ator ou ate mesmo de livros, pode ser que você não entenda como a Cath consegue ser tão fascinada por essa serie de livros que não consegue desapegar nem quando entra na Universidade.

Ser fã de algo esta muito alem de uma mera explicação, são sentimentos que contam aqui, então não posso sair falando se alguém serve pra ser parte de um fandom ou não. Ou quando essa pessoa esta pronta pra seguir sua vida, saindo dele.

Como eu, Gi, já fiz parte de um fandom, sei quão louco é amar algo e dar tudo de si por isso, é muito gostoso gente, não tem explicações. Mas claro, que sempre tem os julgadores de plantão, dizendo que você tem que desapegar. Só que vou dar uma dica, sair de um fandom é bem difícil, ainda mais quando faz anos que você ta ali, presente em todas as situações. Mas cada um escolhe a sua hora de sair de um fandom, ou ate mesmo conciliar sua vida com uma vida de fã mesmo sem estar no fandom.

Cath fica em um dilema, que ela tem que escolher dar uma pausa em sua fanfic pra poder fazer algo que possa ser importante tanto pra ela, como pra sua carreira.

Nesse momento percebemos que a personagem cresceu que se deu uma oportunidade pra algo diferente, se jogou no mundo digamos assim. Amei como o livro mostrou esses dois lados dela.


Beijos, gi J

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Atualizado!!) Ordem dos livros de Colleen Hoover + Biografia

A primeira publicação do Blog em 2018 vai ser um pouquinho diferente. Sou apaixonada pelos livros da Colleen Hoover e quase nunca acho algo...